5 vantagens de um software de ECM que você precisa saber
Utilizar um software de gestão eletrônica (ECM, acrônimo do termo inglês Enterprise Content Management) pode promover muitas melhorias em aspectos organizacionais, o que propriamente já torna os processos muito mais rápidos e fáceis, mas suas vantagens vão muito além disso!
Mas, antes de tudo, o que são softwares de gestão? Resposta: são sistemas executados em nuvem (cloud computing), desenvolvidos para organização e gestão de documentos, de forma a converter os papeis em diversos formatos (.pdf, .jpg, .xml, .doc, entre outros) compatíveis com todo e qualquer dispositivo (PCs, smartphones, tablets, ipads, etc.).
Agora que você já sabe o que é um software de ECM, que tal conhecer as 5 maiores vantagens em contar com essa tecnologia em sua empresa? Basta continuar acompanhando o nosso post!
1. Facilidade para armazenamento e manipulação de documentos
Quando a rotina exige a constante manipulação de documentos e troca de informações, como acontece nos departamentos de Recursos Humanos e Jurídico, o software de gestão é capaz de otimizar a produtividade como um todo.
Como a busca é feita em ambiente web — através de palavras-chave ou conteúdo do documento —, os colaboradores podem localizar determinados documentos instantaneamente, podendo disponibilizá-los em formato impresso ou compartilhar o arquivo em uma das extensões disponíveis no programa.
O armazenamento, por sua vez, pode ser feito de duas formas: com papéis digitalizados ou uma versão eletrônica já convertida em algum formato — como em PDF, por exemplo. Ambas as formas de envio são feitas diretamente em sistema, onde o arquivo fica prontamente disponível para consulta.
2. Redução na quantidade de papel
Com todos os arquivos podendo ser visualizados em formato digital, é natural que o primeiro impacto de economia seja a redução no uso de papéis — acrescentando à empresa uma responsabilidade com o meio ambiente.
A redução de papel implica em menor número de impressões, cortando custos que envolvem compra de folhas, recarregamento/compra de cartuchos de impressora, e, até mesmo, com sacos de lixo.
3. Segurança da Informação
Empresas que não utilizam de um bom software de gestão estão sujeitas a muitos riscos. Vamos supor que o escritório de advocacia de Joana só trabalhe com papéis, que ficam armazenados em armários e gavetas, podemos destacar que os documentos estarão sempre vulneráveis ao que se diz respeito à integridade e segurança.
Por outro lado, caso Joana armazene documentos importantes em um computador e os trate como arquivos comuns, as chances dos mesmos serem perdidos ou violados é muito grande. Afinal, diferentemente dos sistemas de gestão — cujo armazenamento é feito em núvem, com toda a segurança de data centers —, computadores convencionais são um alvo muito fácil para invasores.
4. Economia de espaço físico
Imagine o que significa substituir arquivos, caixas, pastas e pilhas de documentos por um computador, notebook ou até mesmo um smartphone? Dependendo da situação que a empresa vive, isso pode significar otimizar o espaço para o que for necessário, migrar para um espaço menor e economizar no aluguel, etc.
5. Fácil acesso aos documentos
O único requisito para acessar o sistema — além da autorização para logar, é claro — é que se tenha acesso à internet. Sendo assim, caso aquela mesma Joana compareça a uma audiência e dê falta de um documento muito importante, ela poderá acessá-lo de onde estiver, pelo próprio smartphone, e utilizar a impressora mais próxima!
Agora que você já conhece os benefícios de um bom software de gestão, conte-nos quais dessas vantagens seriam mais úteis para a sua empresa — deixe o seu comentário!