Produtividade

Saiba como planejar metas da empresa com eficiência

Por: ZPT Digital

O sucesso de qualquer tarefa, seja ela profissional ou pessoal, está diretamente relacionado ao planejamento de metas. É por isso que, para alcançar máxima rentabilidade, toda empresa deve começar suas atividades pela definição delas.

Esses objetivos devem ser reais e seguidos de um workflow que permita seu cumprimento. Contudo, o que vemos é que nem sempre as metas traçadas emplacam na realidade do mundo dos negócios, acabando por não sair do papel.

Você também observa tal dificuldade no cotidiano da sua companhia? No post de hoje, mostramos algumas das melhores formas de como planejar metas com eficiência, a fim de possibilitar o desenvolvimento das atividades e o crescimento do negócio. Continue com a gente e confira!

Identifique a missão da empresa

A primeira abordagem para especificar metas e objetivos começa com uma revisão da declaração de missão da empresa. A missão é o que determina o que a companhia quer alcançar, e é a partir dessa definição que você deve estabelecer as metas do seu departamento para ajudá-la a chegar lá.

Por meio de algumas frases-chave da declaração de missão da empresa, você poderá identificar as principais metas que levam a uma série de ações específicas de negócios.

As conexões entre esses objetivos e sua missão ficam mais fáceis de visualizar se você usar um fluxograma. Organizações que tenham, em sua missão, a meta de se tornar referência no mercado, por exemplo, terão como objetivos comerciais atividades como criar um programa de fidelidade, investir no marketing digital e etc.

Vá além dos números para planejar metas

Ao dar início ao seu planejamento estratégico, certifique-se de que não está se atendo apenas aos números da organização, como análise de fluxo de caixa, valores gastos com colaboradores, matérias-primas e afins.

Para planejar com eficiência, você deve ter também o cuidado de mapear as estruturas da empresa e avaliar a necessidade de otimização de modelo organizacional, de comunicação e de serviços. Assim, você fortalece a marca e melhora sua imagem, abrindo margem para sua divulgação no mercado.

Analise o histórico da companhia

Ao mapear a empresa, você também deve levar em consideração o seu histórico, a fim de criar projeções mais apuradas para o futuro. O ideal é que se considere, ao menos, os erros e os acertos do último ano, realizando um levantamento do que pode ser aperfeiçoado e os riscos que podem ser eliminados.

Para cumprir essa tarefa, é essencial que o departamento tenha um workflow bem definido. Se o seu já foi elaborado, essa pode ser uma boa hora de revê-lo. O sistema de workflow é responsável pela automatização dos processos de uma organização, ou seja, garante que as atividades serão seguidas conforme foram definidas.

Essa automação permite a personalização e a atualização no fluxo de trabalho, visando ao alcance de melhorias na produtividade, no prazo e na qualidade dos produtos e serviços prestados por uma empresa.

Use a tecnologia a seu favor

Já reparou que, cada vez mais, as grandes empresas automatizam seus processos e investem em tecnologia? Essa coincidência não é à toa. Apoiar-se em ferramentas de TI confere agilidade, praticidade e segurança ao desempenho das atividades do negócio.

Hoje em dia, diversas soluções, softwares e aplicativos podem auxiliar na elaboração e no controle de metas, sendo extremamente úteis para o diagnóstico e a avaliação de seu cumprimento. Nesse sentido, fica bem mais fácil alcançar seus objetivos podendo visualizá-los para além de somente “na sua cabeça”.

Envolva quem vive a realidade do negócio

Conte com a participação de seus colaboradores para planejar as metas da empresa: são eles que mais vivenciam as dificuldades no cotidiano da organização. Logo, eles podem ter boas sugestões e ideias criativas para otimizar procedimentos e aumentar a lucratividade.

Realize reuniões de brainstorm para que todos possam ter a chance de oferecer contribuições. Além de permitir que você tenha acesso a insights relevantes por parte de quem efetivamente colocará a mão na massa para o cumprimento das metas, envolvendo-o nas decisões importantes da organização, você aumenta a moral do seu time.

Estabeleça metas possíveis

De nada adianta criar todo um planejamento estratégico se as metas ali delineadas não são, ao menos, tangíveis. Por exemplo: você determina que sua companhia deverá faturar R$ 1 milhão no próximo ano. Isso é possível? O mercado permitirá? Há meios de garantir o cumprimento do objetivo?

Se a resposta para qualquer das perguntas for apenas talvez, é melhor repensar o seu plano. A definição de metas inalcançáveis trará apenas frustração para o empreendedor e sua equipe. Elas devem ser factíveis: nem tão altas, nem tão baixas.

Defina metas quantificáveis

Outro passo significativo na definição dos objetivos de negócios é determinar exatamente o que você deseja realizar. Certifique-se de que eles valem o esforço. Pense em como você projetaria esses objetivos se estivesse certo de que seriam bem-sucedidos.

Por outro lado, qual seria a sua estratégia se esta fosse sua última oportunidade? É importante estabelecer metas claras; você deve saber exatamente aonde quer ir e não deve renunciar ao seu alvo, independentemente das falhas ao longo do caminho. Para que você possa determinar quando atingiu seu objetivo, seja sempre o mais específico possível.

Especifique seus objetivos

Mais uma vez, certifique-se de que seus objetivos de negócios não são muito vagos. Como falamos logo no início, é fundamental usar uma fórmula de definição de metas que dê a ela um plano de ação incorporado.

Defina seu objetivo final e crie um fluxograma que mostre exatamente como você vai alcançá-lo. Seja preciso com o que você deseja realizar em cada ponto de verificação. Com certeza, você alcançará muito mais do que faria sem essas diretrizes.

Execute uma reavaliação das metas periodicamente

Por fim, não basta definir metas tangíveis. A constante avaliação de seu cumprimento — inclusive junto aos colaboradores — bem como sua revisão periódica — uma vez que a realidade atual da empresa pode não ser mais a mesma no mês seguinte — são extremamente necessárias.

Tenha sempre em mente que, na maioria dos casos, é um bom sinal que as metas tenham que ser mudadas antes do esperado, já que isso normalmente significa que foram cumpridas antes do prazo estipulado para tanto. Afinal, o principal objetivo das metas é possibilitar o crescimento do negócio.

O principal produto da ZPT Digital é o Organizer, uma plataforma web de gerenciamento de processos e de documentos eletrônicos que tem como principal proposta de valor gerar economia por meio da padronização, da organização e da otimização dos processos de trabalho. Conheça o Organizer e veja como planejar metas pode ser muito mais fácil!

Nosso site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência melhor.