Como manter conhecimento na empresa para ter um time de sucesso?
Para formar um time de sucesso, é preciso uma série de características complementares entre seus integrantes. Sinergia, bom relacionamento e uma boa gestão do conhecimento são alguns dos fatores que garantirão a qualidade da equipe e o sucesso nos seus resultados.
A gestão do conhecimento tem um papel fundamental na formação de uma equipe, pois acelera e otimiza o processo de aprendizagem das práticas do negócio da empresa. Ela facilita a comunicação entre o time e gera melhor fluidez nos processos internos e economia na redução do tempo de aprendizado e na otimização dos recursos.
Sendo assim, um dos segredos de um time de sucesso está no conhecimento necessário que cada integrante precisa para que o trabalho seja realizado em harmonia, de forma integrada e complementar.
Entretanto, muitas empresas sofrem quando um colaborador dessa equipe sai e leva junto o conhecimento de parte do processo. Isso gera uma série de atrasos e dificuldades na adaptação de um novo profissional até que ele absorva todo o conhecimento necessário para suprir as carências deixadas pelo antigo colaborador.
Por isso, elaboramos um post sobre como manter o conhecimento na empresa para ter um time de sucesso! Confira!
Crie processos
A criação de processos é a melhor forma de compartilhar o conhecimento entre todos os integrantes de uma equipe. Quando se criam processos, além de ficar claro o papel de cada um dentro da organização, os colaboradores descrevem suas atividades e como executá-las.
A empresa pode utilizar um modelo de fluxograma de processos, um documento que deixa claro todas as etapas de uma atividade, quais seus responsáveis e suas atribuições.
Documente os processos
Obviamente, esses processos devem ser detalhados e documentados, ficando acessíveis para todos os integrantes da equipe. Usar um software de gestão eletrônica de documentos é uma boa forma de otimizar o processo, assim os funcionários têm acesso rápido e ágil a todas informações que precisam. É importante que a empresa cobre que todos os participantes da equipe conheçam as responsabilidades dos demais, para que um possa substituir o outro sempre que necessário.
Além disso, com a documentação adequada, a entrada de novos integrantes em uma equipe fica muito mais fácil e sua adaptação muito mais rápida.
Tenha uma comunicação adequada
A comunicação adequada entre todos os membros de uma equipe é fundamental para a retenção do conhecimento na empresa. Principalmente em projetos mais longos, é importante que o time esteja sempre alinhado com o andamento das tarefas dos demais participantes.
A comunicação faz com que todos trabalhem de forma ordenada, buscando os mesmos objetivos e procurando compartilhar o conhecimento com os demais.
Favoreça o trabalho em equipe
Uma empresa que favorece o trabalho em equipe faz com que os seus colaboradores estejam sempre preocupados em ajudar seus companheiros a alcançarem seus objetivos. Pessoas com espírito de equipe tendem a compartilhar o conhecimento com mais facilidade. Além disso, quando uma equipe está unida, busca melhores formas de executarem suas tarefas, tornando a empresa mais produtiva e com processos mais organizados e documentados.
Utilize softwares de apoio
Uma ótima alternativa para um time de sucesso é utilizar o apoio da tecnologia. Um software de gestão de documentos e/ou processos ajuda a empresa a reter o conhecimento e a organizar suas tarefas. O software acaba sendo um centralizador, ajudando na comunicação e favorecendo o trabalho em equipe.
Procure softwares no formato web-based platform, que são sistemas online que funcionam apenas com uma conexão com a internet. O acesso se dá em diversos dispositivos e sistemas operacionais, e podem ser utilizados de qualquer lugar de forma segura e confiável.
Por fim, manter o conhecimento na empresa ajuda a melhorar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, mantendo-os mais motivados e preparados para suas funções.
Outro grande benefício é que a empresa sofre cada vez menos com o turnover de pessoal. Afinal, os colaboradores mudam, mas o processo e o conhecimento ficam para impulsionar o time de sucesso.
E aí, você investe na retenção do conhecimento na sua empresa? Deixe o seu comentário!
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