Entenda o poder da governança da informação para a sua empresa
O avanço da tecnologia exige que todas as empresas se adequem e inovem na realização de suas atividades. Ela pede rapidez, segurança e agilidade. Porém, o que acontece com os sistemas antigos de armazenamento de dados e documentos?
Um gaveteiro cheio de papéis já não é mais a melhor solução para a gestão de documentos de uma empresa. A governança da informação mostra-se essencial para quem deseja se moldar às exigências da era digital. Quer entender melhor o que é e como ela funciona? Acompanhe nosso post!
O que é a governança da informação
A governança da informação corresponde ao conjunto de normas, controles de responsabilidade e diretrizes criadas para garantir qualidade, valor e compliance envolvido em todo tipo de informação.
Ela é, portanto, essencial para que as organizações modernas possam compreender melhor as informações de que dispõem e a maneira como elas afetam o método e ambiente de trabalho, comunicação e cultura das organizações.
Logo, trata-se de um processo que abrange por completo todos os segmentos de atividades ligadas ao ciclo de vida das informações: gestão do workflow, ideias colaborativas sobre as formas de trabalho, gestão documental e de documentos e similares.
O poder da governança e sua implantação em empresas
A governança da informação é o segredo por trás de toda companhia bem-sucedida. Sua implantação no ambiente corporativo tem início com a avaliação de procedimentos e de todo o workflow.
Uma boa consultoria será capaz de te auxiliar na tarefa de avaliar o negócio. Opte por softwares de fácil utilização e com possibilidade de personalização, a fim de obter uma melhor experiência.
Lembre-se: o futuro da governança da informação definitivamente está nas nuvens. Segundo pesquisas da Forrester Research, o mercado de computação em nuvem tende a crescer US$ 241 bilhões até 2020. A infraestrutura por elas proporcionada facilita o acesso à informação, otimiza processos e oferece relatórios personalizados sem riscos de imperfeições.
A governança da informação como futuro dos negócios bem-sucedidos
A informação é um dos bens mais importantes de uma empresa. É nela que residem dados, ideias, e até mesmo particularidades sobre o funcionamento, motivo pelo qual deve sempre estar segura e disponível mesmo à distância.
O volume de informação guardado pela empresas aumenta cada dia mais. Os métodos tradicionais de gestão de registros, por outro lado, mostram-se insuficientes para dar conta do fluxo, sendo utilizados apenas para guardar processo obrigatórios. Entretanto, como lidar com o restante das informações?
A governança da informação surge, nesses casos, como a melhor ferramenta para a integração de dados no ciclo de vida da organização e contribui para agregar valor pela análise segura de dados que foram ou não estruturados. Representa assim, o futuro da gestão de informações no ambiente corporativo.
E aí, gostou do nosso post? Entendeu o que é a governança da informação e como ela pode contribuir para aperfeiçoar e otimizar os processos da empresa? Então não perca mais tempo e comece agora mesmo a tornar seu negócio mais eficiente e competitivo!
Baixe nosso e-book "Guia da Governança da Informação Empresarial: saiba como melhorar processos e a qualidade da informação na sua empresa" e aprenda mais sobre o assunto!