Gestão do Conhecimento

3 vantagens do ECM para o varejo

Por: ZPT Digital

Os varejistas têm que lidar e processar centenas de documentos diariamente: a lista de tarefas inclui o gerenciamento de faturas de fornecedores, notas de entrega e correspondência, coordenação de pedidos e acompanhamentos, observação de períodos de desconto etc. O ECM (sigla em inglês para gestão de conteúdo empresarial) contribui para acelerar esses processos, controlar as informações e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Além disso, com o ECM é mais fácil se manter competitivo e acessar soluções personalizadas para gerenciar seus documentos em formato digital, recuperar rapidamente os dados e integrá-los em todos os processos relevantes.

Ao longo deste post, abordamos alguns dos principais benefícios que o ECM traz para o seu negócio. Boa leitura!

1. Digitalização de documentos e informações relevantes

O princípio é simples: todos os dados são capturados em formato digital, armazenados e gerenciados em uma localização central e disponibilizados para todos os usuários 24 horas por dia. Fluxos especiais de trabalho simplificam e aceleram todos os processos, incrementando a produtividade de tarefas rotineiras.

Como resultado, você adquire a capacidade de coordenar precisamente todas as suas atividades de negócio, bem como todas as ações administrativas relacionadas, ao mesmo tempo em que melhora a transparência geral.

2. Flexibilização e agilização de processos de negócios

Empresas varejistas em geral, e de bens de consumo em particular, com seus processos baseados em papel, podem se beneficiar significativamente de uma solução de ECM.

Esses negócios lidam com uma grande quantidade de documentos em papel todos os dias, incluindo faturas recebidas, faturas de saída, notas de entrega, entre outros. Sendo assim, é preciso um suporte abrangente.

É aqui que o ECM entra em cena, ajudando você a introduzir processos mais flexíveis que facilitam a reestruturação frequente, reduzem custos indiretos e transformam os colaboradores em especialistas acerca dos padrões de compras de seus clientes.

Outro processo que pode ser suportado por meio de uma solução personalizada de ECM é a gestão da cadeia logística. Todo o caminho realizado, desde a avaliação de necessidades até o recebimento efetivo dos produtos e sua alocação, pode ser otimizado.

As soluções também o ajudam a cumprir os prazos de pagamento dos fornecedores e funcionários, reduzindo a ocorrência de problemas.

3. Simplificação de tarefas administrativas

Há, no mercado, soluções de ECM voltadas para o varejo que oferecem otimizações abrangentes dos processos, principalmente, por meio de fluxos de trabalho facilmente ajustáveis que facilitam a implementação de medidas de reestruturação e os esquemas de organização descentralizada.

Uma das principais vantagens, neste contexto, é a capacidade de transformar o processo de fatura em papel em uma solução de processamento automatizada. Além disso, é possível simplificar a carga de tarefas administrativas, com foco na gestão de contratos de aluguel, propriedade e pessoal.

Por último, mas não menos importante: para ajudar os varejistas a gerenciar recibos no ponto de venda de forma simples e confiável, o ECM permite que sejam digitalizados diretamente no sistema específico da loja ou primeiro digitalizados e depois armazenados para futuros acessos e conferências.

Gostou do nosso artigo? Você já implementou uma solução de ECM em seu negócio varejista? Deixe um comentário no post e divida conosco sua experiência!

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